SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Refugiados, migrantes e COVID-19: análise qualitativa do estudo aparttogether/oms índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ANTUNES, José. COVID-19 e Burnout nos profissionais de saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.591-601.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230301.

O burnout é um problema antigo e bem conhecido nas profissões de saúde. A pandemia de COVID-19 colocou sobre pressão os serviços de saúde e os seus profissionais, criando condições extremas que levaram a um aumento da carga de trabalho num ambiente condicionado pelo medo, ansiedade e incerteza. Fez-se uma pesquisa na literatura biomédica dos artigos de revisão e meta-analises publicados no espaço de um ano entre Maio de 2021 e Maio de 2022 que se referiam ao burnout em profissionais de saúde no decurso da pandemia. Os resultados indicam que o burnout aumentou muito significativamente assim como os problemas de saúde mental que lhe estão associados. Os grupos e os factores de risco foram identificados, assim como as formas de intervenção disponíveis para mitigar o impacto de uma pandemia. Políticas de saúde e intervenções dirigidas especificamente a estes profissionais devem ser tomadas em situações de crise semelhante no futuro.

Palavras-chave : Burnout; COVID-19; Profissionais de saúde; Saúde mental; Saúde ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )