SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3COVID-19 e Burnout nos profissionais de saúdePerceção de conhecimentos sobre preservação da fertilidade na população portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GUEDES, Fábio Botelho et al. Refugiados, migrantes e COVID-19: análise qualitativa do estudo aparttogether/oms. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.602-613.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230302.

O presente estudo tem como principal objetivo perceber quais são as condições que os migrantes e refugiados a viver em Portugal identificam como sendo as mais importantes para lidar com a pandemia da COVID-19, assim como perceber de que forma conseguirão ajudar outros migrantes e refugiados a lidar com a pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo com análise de conteúdo, integrado no estudo internacional ApartTogether em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Responderam ao questionário 330 indivíduos, com uma média de idades de 35,25±11,21 anos, dos quais 62% (n=183) são do género feminino. Os resultados indicam que as condições identificadas pelos indivíduos migrantes ou refugiados como importantes para ajudar a lidar com a pandemia da COVID-19 são a proximidade com a família e amigos, os pensamentos positivos e o facto de manterem ou conseguirem trabalho, assim como apoio financeiro (uma vez que muitos perderam o emprego na pandemia e face às medidas de confinamento). O apoio emocional e as situações de voluntariado/doação de alimentos e produtos essenciais foram referidas como condições criadas por migrantes ou refugiados para ajudar terceiros a lidar com a pandemia. É importante ter em conta as populações migrantes e refugiadas aquando da delineação de planos e estratégias para a prevenção e combate à pandemia da COVID-19. É igualmente necessário ter presente as características e as necessidades específicas desta população, para o combate das desigualdades sociais.

Palavras-chave : Portugal; Migrantes; Refugiados; COVID-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )