SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Perceção de conhecimentos sobre preservação da fertilidade na população portuguesaSenso de coerência materno e os comportamentos em saúde bucal de pré-escolares índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PIMENTA, Filipa et al. Desenvolvimento e validação da escala de crenças sobre a aparência na meia-idade. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.625-639.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230304.

Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar a Escala de Crenças sobre a Aparência, um instrumento breve de oito itens com uma amostra de 530 adultos portugueses de meia-idade com idades compreendidas entre os 40 e os 59 anos. A validade de construto foi avaliada através de uma Análise Fatorial Confirmatória. A fiabilidade, validade de critério, sensibilidade, assim como invariância de medida, também foram exploradas. A análise indicou uma estrutura hierárquica de primeira ordem com dois fatores: importância atribuída à aparência e satisfação com a aparência. A presente escala apresentou evidências de fiabilidade, sensibilidade, assim como validade fatorial, convergente e de critério, permitindo comparações entre sexos em estudos com participantes de meia-idade. Estudos futuros explorando propriedades psicométricas com uma amostra de maior dimensão são necessários, incluindo adultos jovens e adultos. As comparações entre diferentes estágios de desenvolvimento podem fornecer informações pertinentes sobre as diferenças geracionais nas crenças relacionadas com a aparência.

Palavras-chave : Escala de Crenças sobre a Aparência; Avaliação; Homens; Mulheres; Meia-idade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )