SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Maternal sense of coherence and oral health behaviors of preschool childrenThe experience of adult children caregivers of oncology patients in palliative care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

SILVA, Juliana; BRAGA, Rafaela  and  BORGES NETO, Renato. Espiritualidade e câncer: a construção de sentidos por pacientes frente à finitude. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.654-668.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230306.

Há décadas o modo como a sociedade ocidental vem lidando com a morte e o morrer é motivação de estudos diversos, os quais expressam que nem sempre o fim da vida foi encarado como algo necessariamente assombroso. Nesta perspectiva, os cuidados paliativos põem em destaque a importância do reconhecimento das múltiplas dimensões do sujeito e inclui a espiritualidade como um dos aspectos relevantes para a compreensão do sentido subjetivo atribuído à finitude. A busca de sentido para o sofrimento e a finitude é um dos fatores pelo qual recorre-se à espiritualidade. Por isso, foi investigado se e como pacientes com câncer em cuidados paliativos recorrem à espiritualidade para dar sentido ao adoecimento tendo como base teórica principal Viktor Frankl. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados compreendidos pelo método da Análise de Conteúdo de Bardin. Dez participantes compuseram a amostra. Percebeu-se que a dimensão espiritual é incorporada nas histórias de vida dos pacientes, sendo utilizada como principal estratégia de enfrentamento e para descobrir um sentido frente a ameaça da morte.

Keywords : Neoplasias; Espiritualidade; Cuidados paliativos; Morte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )