SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Senso de coerência materno e os comportamentos em saúde bucal de pré-escolaresVivência de filhos adultos cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SILVA, Juliana; BRAGA, Rafaela  e  BORGES NETO, Renato. Espiritualidade e câncer: a construção de sentidos por pacientes frente à finitude. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.654-668.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230306.

Há décadas o modo como a sociedade ocidental vem lidando com a morte e o morrer é motivação de estudos diversos, os quais expressam que nem sempre o fim da vida foi encarado como algo necessariamente assombroso. Nesta perspectiva, os cuidados paliativos põem em destaque a importância do reconhecimento das múltiplas dimensões do sujeito e inclui a espiritualidade como um dos aspectos relevantes para a compreensão do sentido subjetivo atribuído à finitude. A busca de sentido para o sofrimento e a finitude é um dos fatores pelo qual recorre-se à espiritualidade. Por isso, foi investigado se e como pacientes com câncer em cuidados paliativos recorrem à espiritualidade para dar sentido ao adoecimento tendo como base teórica principal Viktor Frankl. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados compreendidos pelo método da Análise de Conteúdo de Bardin. Dez participantes compuseram a amostra. Percebeu-se que a dimensão espiritual é incorporada nas histórias de vida dos pacientes, sendo utilizada como principal estratégia de enfrentamento e para descobrir um sentido frente a ameaça da morte.

Palavras-chave : Neoplasias; Espiritualidade; Cuidados paliativos; Morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )