SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Children's mental health in primary health care: perspectives and challengesFamily adaptations in the adoption of children with chronic illness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

NEGREIROS, Bárbara  and  MAIA, Rodrigo. Somatização na pediatria: percepções e vivências de residentes de medicina e enfermagem. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.723-735.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230311.

A somatização, mesmo sendo um importante fenômeno clínico e com forte prevalência nos cuidados primários de saúde, ainda possui um caráter complexo e mal compreendido pelos profissionais da área da saúde. À vista disso, o objetivo desse trabalho é caracterizar a percepção de residentes da equipe multiprofissional, sobre esse fenômeno, a formação acerca da temática e os cuidados ofertados ao paciente infantil que manifesta um quadro dessa natureza. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Utilizando-se de entrevistas semiestruturadas como meio de obtenção dos dados e informações sobre a temática. Participaram deste estudo um total de 8 colaboradores. Os dados foram analisados com auxílio do software de análise textual IRAMUTEQ por meio da técnica da análise de conteúdo temática. Conclui-se que esses profissionais se sentem despreparados para lidar com o somático na infância, tanto por sua complexidade, que desafia o modelo biomédico, como pela falta de fundamentação teórico-prática na sua formação acadêmica, caracterizando a Residência em Saúde, como a oportunidade para conhecer e aprender a lidar com esse fenômeno já na prática enquanto profissional.

Keywords : Somatização; Infância; Equipe de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )