SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Somatização na pediatria: percepções e vivências de residentes de medicina e enfermagemMemória, aprendizagem e queixas neuropsiquiátricas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BORGES, Camila  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Adaptações familiares na adoção de crianças com adoecimento crônico. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.736-747.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230312.

A adoção de uma criança com adoecimento crônico modifica inequivocamente a rotina familiar, sendo necessário não apenas compreender a transição para a parentalidade como também os desafios associados a esse tipo de adoecimento nessa etapa do desenvolvimento da criança e dessa nova família. Este estudo de caso coletivo teve por objetivo compreender os principais aspectos dificultadores, facilitadores e adaptativos vivenciados por pais com filhos por adoção com algum quadro de adoecimento crônico. Foram entrevistadas quatro famílias que adotaram crianças com adoecimento crônico em uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais, Brasil. As entrevistas foram interpretadas a partir da Psicologia Positiva. Os pais apontaram como aspectos dificultadores a falta de informação por parte de instituições e profissionais de saúde, mitos acerca da adoção, falta de conhecimento e dificuldades financeiras. As facilidades foram os vínculos e a construção da parentalidade. As principais estratégias de enfrentamento foram relacionadas à família nuclear, principalmente quanto ao cuidado para prevenção de situações de crises e agravos à saúde. Esse tipo de adoção pode ser favorecido não apenas a partir de características pessoais dos pais, mas fundamentalmente pelo fortalecimento de instituições responsáveis por acolher, cuidar e orientar, adensando as redes de apoio disponíveis.

Palavras-chave : Adoção; Doença crônica; Enfrentamento; Adaptação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )