SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Family adaptations in the adoption of children with chronic illnessProtective factors of mental health in higher education students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

FERREIRA-LOCATELI, Camila et al. Memória, aprendizagem e queixas neuropsiquiátricas. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.748-763.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230313.

Um centro de neuropediatria de hospital universitário do Paraná frequentemente encaminha crianças e adolescentes em idade escolar com queixas recorrentes de transtornos de aprendizagem, de comportamento e neuropsiquiátricos para atendimento e avaliação neuropsicológica. A literatura indica que crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem apresentam baixo desempenho em testes de memória. O objetivo do presente estudo foi descrever o perfil mnemônico de uma amostra constituída por 31 participantes e avaliar a relação entre aprendizagem e memória, desempenho escolar e sintomas neuropsiquiátricos. O método descritivo correlacional retrospectivo documental foi utilizado. O estudo demonstrou alta prevalência de prejuízos no desempenho escolar, somadas a alto índice de prejuízos na memória visual de curto prazo. A memória verbal de curto e longo prazo revelaram correlações positivas significativas com o desempenho escolar, principalmente com as habilidades de aritmética. A aprendizagem através da repetição oral da informação indica que a maioria da amostra se beneficiaria dessa prática de ensino. Conclui-se a importância da avaliação da memória e aprendizagem, pelo potencial de esclarecer profissionais da saúde quanto a terapêutica mais adequada, bem como educadores a respeito das melhores estratégias de aprendizagem.

Keywords : Aprendizagem; Memória; Pediatria; Transtornos neuropsiquiátricos; Desempenho escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )