SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Memory, learning and neuropsychiatric symptomsEmpathy, parental regulation and violence in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

BARROS, Carla  and  SACAU-FONTENLA, Ana. Fatores protetores da saúde mental em estudantes do ensino superior. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.764-774.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230314.

O impacto das medidas de confinamento e as restrições impostas pela pandemia COVID-19 tiveram, e estão a ter, um impacto significativo nas práticas educativas tradicionais, considerando os desafios do sistema de ensino. As mudanças associadas a o sistema de ensino-aprendizagem tiveram impacto nos comportamentos dos estudantes, nomeadamente com consequências psicológicas. No contexto da educação no ensino superior, este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da pandemia na saúde mental dos estudantes universitários e identificar o papel protetor das dimensões individuais, nomeadamente, a regulação emocional. Trata-se de um estudo quantitativo transversal realizado com uma amostra de 724 estudantes universitários de ambos os sexos e com idade média de 20 anos. Os instrumentos utilizados foram o DASS-21 para medir as dimensões de saúde mental, o TIPI para medir as dimensões de personalidade e um questionário de caracterização sociodemográfica. Os resultados confirmam o papel preponderante da estabilidade emocional como fator protetor da saúde mental nos estudantes universitários e a sua pertinência nas práticas educativas. Promover o desenvolvimento de competências transversais, através da educação, como a gestão e a regulação emocional, poderão contribuir para um maior equilíbrio do desenvolvimento humano.

Keywords : Saúde mental; Educação; Pandemia; Personalidade; Diferenças de género; Estudantes universitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )