SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Memória, aprendizagem e queixas neuropsiquiátricasEmpatia, regulação parental e violência em adolescentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BARROS, Carla  e  SACAU-FONTENLA, Ana. Fatores protetores da saúde mental em estudantes do ensino superior. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.764-774.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230314.

O impacto das medidas de confinamento e as restrições impostas pela pandemia COVID-19 tiveram, e estão a ter, um impacto significativo nas práticas educativas tradicionais, considerando os desafios do sistema de ensino. As mudanças associadas a o sistema de ensino-aprendizagem tiveram impacto nos comportamentos dos estudantes, nomeadamente com consequências psicológicas. No contexto da educação no ensino superior, este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da pandemia na saúde mental dos estudantes universitários e identificar o papel protetor das dimensões individuais, nomeadamente, a regulação emocional. Trata-se de um estudo quantitativo transversal realizado com uma amostra de 724 estudantes universitários de ambos os sexos e com idade média de 20 anos. Os instrumentos utilizados foram o DASS-21 para medir as dimensões de saúde mental, o TIPI para medir as dimensões de personalidade e um questionário de caracterização sociodemográfica. Os resultados confirmam o papel preponderante da estabilidade emocional como fator protetor da saúde mental nos estudantes universitários e a sua pertinência nas práticas educativas. Promover o desenvolvimento de competências transversais, através da educação, como a gestão e a regulação emocional, poderão contribuir para um maior equilíbrio do desenvolvimento humano.

Palavras-chave : Saúde mental; Educação; Pandemia; Personalidade; Diferenças de género; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )