SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Fatores protetores da saúde mental em estudantes do ensino superiorSíndrome de burnout em universitários da área da saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CORREA, Rafael et al. Empatia, regulação parental e violência em adolescentes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.775-786.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230315.

Qual a associação entre empatia, regulação parental e violência em adolescentes. Este estudo analisa a associação entre empatia, regulação parental e violência em adolescentes. Estudo transversal realizado com 722 adolescentes de Foz do Iguaçu. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário. Estatística descritiva, teste do qui-quadrado e regressão logística binomial foram utilizados para análise dos dados. A ausência de regulação parental e envolvimento em brigas indicaram uma relação com redução da frequência de empatia pelas meninas. O aumento da dificuldade de empatia foi relacionado à agressão física na família e automutilação para meninos, e para meninas com ausência de regulação parental. Ser intimidado foi relacionado ao aumento da dificuldade de empatia para ambos os sexos. Houve associação entre empatia, regulação parental, agressão física na família e vítima de bullying. Confirma o impacto da regulação parental e da violência no desenvolvimento da empatia em adolescentes e destaca a importância para o desenvolvimento de programas de treinamento em empatia na educação e saúde pública na região de fronteira.

Palavras-chave : Saúde do adolescente; Habilidades sociais; Bullying.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )