SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Empatia, regulação parental e violência em adolescentesBenefícios de participação de idosos frequentadores de um programa de educação permanente índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GONDIN, Jaime et al. Síndrome de burnout em universitários da área da saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.787-795.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230316.

Durante a vida acadêmica os estudantes universitários são constantemente submetidos a situações de estresse, principalmente os da área da saúde devido a uma grade curricular extensa, contato com pacientes graves, dentre outros. O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência da Síndrome de Burnout e os fatores associados entre universitários dos cursos da área da saúde em uma instituição privada no Norte de Minas Gerais. Estudo quantitativo, com coorte transversal e analítico. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado relacionado aos aspectos sociodemograficos e outro instrumento validado MBI-SS - Maslach Burnout Inventory Student Survey para avaliar o estresse. Realizou-se a análise descritiva (média, desvio padrão, percentagens e frequências) e associação, considerando nível significância de 5%, por meio do teste qui-quadrado. Participaram deste estudo 292 acadêmicos, em que 20,5% apresentaram Burnout, apresentando como fatores associados: idade (0,044), tipo de curso (0,005), nível moderado de Exaustão Emocional (50,7%) e alto de Despersonalização (76,4%) e Realização Profissional (70%). Identificou-se que uma parcela significativa da população estudada apresentava a Síndrome de Burnout, principalmente àqueles com mais de 21 anos de idade matriculados nos cursos de Farmácia, Psicologia e Enfermagem. E fatores como despersonalização, realização profissional, exaustão profissionais estavam interligados de modo consideráveis.

Palavras-chave : Saúde Mental; Esgotamento Profissional; Esgotamento Psicológico; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )