SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Burnout syndrome among university students in the health areaCognition, humor and self-esteem of elderly adults after cognitive stimulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ALVES, Juliana et al. Benefícios de participação de idosos frequentadores de um programa de educação permanente. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.796-805.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230317.

O objetivo deste estudo foi o de verificar os indicadores de bem-estar e analisar os benefícios das pessoas idosas na participação em um programa de educação permanente. Estudo transversal com 138 idosos da UnATI-EACH/USP. O sexo, faixa etária, escolaridade, arranjo de moradia, tempo de participação na UnATI, número de atividades realizadas foram avaliadas, A avaliação da cognição, da satisfação com a vida e depressão, utilizou-se Miniexame do Estado Mental, Escala de Satisfação Global com a Vida e Escala de Depressão Geriátrica, respectivamente. Os efeitos da participação na UnATI-EACH/USP foi avaliada por questão aberta. 76,81% apresentavam satisfação geral com a vida e 86,23% não se consideravam depressivos. Na análise de Bardin obteve-se três categorias relacionadas aos benefícios da participação na UnATI: bem-estar psicológico, relações interpessoais saúde e funcionalidade. Os dados mostraram que existem benefícios da educação permanente propiciada por programas destinados a esse fim, principalmente em relação ao bem-estar psicológico, funcionalidade e sociabilidade em pessoas idosas.

Keywords : Universidade aberta à terceira idade; Satisfação pessoal; Idoso; Relações interpessoais; Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )