SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Cognition, humor and self-esteem of elderly adults after cognitive stimulationSocial support perception and health conditions of institutionalized elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

CASADEI, Graciele; SILVA, Eraldo; OLIVEIRA, Leonardo de  and  BENNEMANA, Rose Mari. Efeito do coaching na espiritualidade, autoestima e capacidade cognitiva de idosos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.818-831.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230319.

Coaching é uma metodologia que direciona o indivíduo para o alcance de metas. Caracteriza-se como um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, cognitivas e emocionais. Tendo em vista a relevância da metodologia coaching e seu impacto sobre a qualidade de vida, o presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito do Coaching de Vida sobre a espiritualidade, autoestima e capacidade cognitiva de idosos. Trata-se de um estudo de caso, longitudinal, de abordagem quantitativa, com coleta de dados primários e amostra não probabilística. Foram realizadas 10 sessões em grupo, uma vez por semana, com duração de uma hora, no período matutino. Os instrumentos utilizados para avaliação da espiritualidade, autoestima e capacidade cognitiva foram, respectivamente, Escala de Bem-estar Espiritual, Escala de Rosenberg e Miniexame do Estado Mental, além do questionário sociodemográfico, coletados por meio de entrevista. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e inferencial. Participaram da pesquisa 24 idosos, moradores do Condomínio do Idoso, sendo a maioria do sexo feminino. A média de idade foi de 76,66 (DP ± 6,11) anos. Em relação as características sociodemográficas, 37,50% dos idosos eram viúvos, 75,00% cursaram até quatro anos de estudo, 66,67% moravam sozinhos, 58,33% eram da religião evangélica, 75,00% eram aposentados e 62,50% corresponderam a classe econômica “D-E”. A aplicação do Coaching de Vida foi capaz de melhorar, significativamente, o escore de bem-estar espiritual total, autoestima e capacidade cognitiva (p = 0,0001) dos idosos estudados. O estudo proporcionou avanços na temática, porém reforça-se a necessidade de novos estudos.

Keywords : Promoção da saúde; Qualidade de vida; Senescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )