SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Cognição, humor e autoestima de idosos a partir da estimulação cognitivaPercepção do suporte social e condições de saúde do idoso institucionalizado índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CASADEI, Graciele; SILVA, Eraldo; OLIVEIRA, Leonardo de  e  BENNEMANA, Rose Mari. Efeito do coaching na espiritualidade, autoestima e capacidade cognitiva de idosos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.818-831.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230319.

Coaching é uma metodologia que direciona o indivíduo para o alcance de metas. Caracteriza-se como um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, cognitivas e emocionais. Tendo em vista a relevância da metodologia coaching e seu impacto sobre a qualidade de vida, o presente estudo tem por objetivo avaliar o efeito do Coaching de Vida sobre a espiritualidade, autoestima e capacidade cognitiva de idosos. Trata-se de um estudo de caso, longitudinal, de abordagem quantitativa, com coleta de dados primários e amostra não probabilística. Foram realizadas 10 sessões em grupo, uma vez por semana, com duração de uma hora, no período matutino. Os instrumentos utilizados para avaliação da espiritualidade, autoestima e capacidade cognitiva foram, respectivamente, Escala de Bem-estar Espiritual, Escala de Rosenberg e Miniexame do Estado Mental, além do questionário sociodemográfico, coletados por meio de entrevista. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e inferencial. Participaram da pesquisa 24 idosos, moradores do Condomínio do Idoso, sendo a maioria do sexo feminino. A média de idade foi de 76,66 (DP ± 6,11) anos. Em relação as características sociodemográficas, 37,50% dos idosos eram viúvos, 75,00% cursaram até quatro anos de estudo, 66,67% moravam sozinhos, 58,33% eram da religião evangélica, 75,00% eram aposentados e 62,50% corresponderam a classe econômica “D-E”. A aplicação do Coaching de Vida foi capaz de melhorar, significativamente, o escore de bem-estar espiritual total, autoestima e capacidade cognitiva (p = 0,0001) dos idosos estudados. O estudo proporcionou avanços na temática, porém reforça-se a necessidade de novos estudos.

Palavras-chave : Promoção da saúde; Qualidade de vida; Senescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )