SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Social support perception and health conditions of institutionalized elderlyPerceptions and strategies of elderly amazonian ribeirines for health maintenance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

SILVA, Josevânia da et al. Envelhecimento e ruralidades: prevalência de transtornos mentais comuns. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.844-857.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230321.

A presente pesquisa teve como objetivo estimar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em pessoas com 50 anos ou mais, residentes em cidades rurais paraibanas. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de caráter transversal, contando com a participação de 400 sujeitos. Para a coleta de dados, utilizou-se um Questionário Sociodemográfico e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, qui-quadrado (X²) e teste t de Student. Os resultados sugerem presença de TMC em 31% (n=122) da amostra, com maior prevalência em mulheres (n=103), e menor entre aposentados (n=43). Depreende-se a necessidade de identificação precoce dos TMC em pessoas na maturidade e velhice, prevenindo que se tornem obstáculos no exercício de suas atividades diárias, de modo que as ações em saúde e as políticas públicas para sua promoção possam alcançar também as vulnerabilidades das populações de contextos rurais, favorecendo o desenvolvimento de um envelhecimento bem-sucedido e ativo.

Keywords : Envelhecimento; Ruralidades; Transtornos Mentais Comuns; Vulnerabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )