SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Percepção do suporte social e condições de saúde do idoso institucionalizadoPercepções e estratégias de idosos ribeirinhos amazônicos para manutenção da saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SILVA, Josevânia da et al. Envelhecimento e ruralidades: prevalência de transtornos mentais comuns. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.844-857.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230321.

A presente pesquisa teve como objetivo estimar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em pessoas com 50 anos ou mais, residentes em cidades rurais paraibanas. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de caráter transversal, contando com a participação de 400 sujeitos. Para a coleta de dados, utilizou-se um Questionário Sociodemográfico e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, qui-quadrado (X²) e teste t de Student. Os resultados sugerem presença de TMC em 31% (n=122) da amostra, com maior prevalência em mulheres (n=103), e menor entre aposentados (n=43). Depreende-se a necessidade de identificação precoce dos TMC em pessoas na maturidade e velhice, prevenindo que se tornem obstáculos no exercício de suas atividades diárias, de modo que as ações em saúde e as políticas públicas para sua promoção possam alcançar também as vulnerabilidades das populações de contextos rurais, favorecendo o desenvolvimento de um envelhecimento bem-sucedido e ativo.

Palavras-chave : Envelhecimento; Ruralidades; Transtornos Mentais Comuns; Vulnerabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )