SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Envelhecimento e ruralidades: prevalência de transtornos mentais comunsPsicoterapia cognitivo-comportamental nas fases iniciais da psicose: estado da arte índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

NASCIMENTO, Rodolfo; CARDOSO, Ronald; PINTO, Denise  e  MAGALHAES, Celina. Percepções e estratégias de idosos ribeirinhos amazônicos para manutenção da saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.858-869.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230322.

As discussões acerca da saúde na velhice apon tam a heterogeneidade como uma de suas características fundamentais, uma vez que é algo que varia de acordo com as con dições biopsicossociais acumuladas ao longo da vida, sendo especialmente mediada por influências ecológicas e culturais. O presente estudo objetivou explorar e compreender as percepções de pessoas idosas sobre as principais crenças e estratégias de cuidado para a manutenção da saúde no contexto ecológico ribeirinho amazônico. Para isto, realizou-se um estudo qualitativo com 31 idosos nativos de comunidades ribeirinhas. A estratégia para a coleta de dados incluiu a técnica de entrevistas semiestruturadas e observação-participante. Os dados produzidos foram submetidos à análise de conteúdo temático-categorial. Os resultados mostraram que, ao que parece, embora os idosos apresentem queixas em saúde, as concepções para a manutenção da saúde na velhice estão atreladas à adoção de hábitos de vida saudáveis e tradicionais; ao desenvolvimento de estratégias para conservação da capacidade funcional e à disposição de amparos sociais e religiosos, típicos nessas regiões. Conclui-se que as manifestações emitidas pelo grupo de idosos ribeirinhos indicaram um modo particular de pensar e de agir com relação ao processo saúde-doença na velhice, desenvolvidos a partir dos saberes tradicionais e, de certo modo, coerentes com o que se estabelece para o alcance do envelhecimento bem-sucedido.

Palavras-chave : Idoso; Percepção; Condições de saúde; Ribeirinhos amazônicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )