SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Práticas de redução de danos em usuários de álcool e outras drogasReabilitação profissional de dependentes químicos, sob ótica de profissionais atuantes na área índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

KRUGER, Olívia; LEGAL, Eduardo  e  LOPES, Fernanda. Reabilitação de funções executivas após acidente vascular encefálico e traumatismo cranioencefálico. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.941-955.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230329.

O prejuízo em habilidades cognitivas derivadas de lesões encefálicas, como Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Traumatismo Cranioencefálico (TCE), traz desafios às equipes de reabilitação, exigindo aprimoramento de estratégias de tratamento. Das habilidades cognitivas mais afetadas encontram-se as funções executivas, responsáveis pela capacidade de planejar e executar diferentes ações para uma finalidade específica. Este estudo objetivou analisar informações disponíveis na literatura entre 2008 e 2018 para descrever as principais técnicas utilizadas para a reabilitação de funções executivas em sujeitos acometidos por AVE e TCE. A metodologia adotada foi revisão de literatura nas bases Lilacs, ScieLO, PubMed, Science Direct, PsycINFO, Ibecs e Google Acadêmico, por meio dos descritores Acidente Vascular Cerebral, Lesão Encefálica Traumática, neuropsicologia, reabilitação e função executiva, nos idiomas inglês, espanhol e português. A partir dos critérios de inclusão foram elencados para análise 23 artigos, entre estudos de delineamentos experimentais, relatos de caso e revisões de literatura. Os resultados apresentaram variadas intervenções, a maioria pautadas em abordagens compensatórias, sendo o treino de estratégias metacognitivas e a aplicação de protocolos para reabilitação cognitiva as mais frequentes. Acredita-se que a sistematização das principais estratégias utilizadas atualmente em âmbito mundial para reabilitação de funções executivas em casos de lesão encefálica adquirida apresentada nesta revisão contribuirá para oferecer maior consistência teórico-técnica aos profissionais da saúde que atuam nesta área.

Palavras-chave : Reabilitação neuropsicológica; Funções executivas; Acidente vascular encefálico; Traumatismo cranioencefálico; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )