SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Reabilitação de funções executivas após acidente vascular encefálico e traumatismo cranioencefálicoQualidade de vida em portadores de marcapasso cardíaco definitivo acompanhados em ambulatório índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

SILVA, Meire; COPI, Cleonice  y  SILVA, Nilson. Reabilitação profissional de dependentes químicos, sob ótica de profissionais atuantes na área. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.956-971.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230330.

Este estudo tem como objetivo investigar a importância do trabalho no processo da reabilitação psicossocial e as intervenções terapêuticas com dependentes químicos, a partir da percepção de profissionais atuantes na área da saúde mental. Amostra composta por 24 profissionais de saúde de quatro Centros de Atenção Psicossocial para usuário de Álcool e Drogas (CAPSad) de quatro cidades do centro-oeste paulista. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário semiestruturado contendo 54 questões de autopreenchimento, sendo 28 fechadas e 26 abertas. Evidenciou-se quadro reduzido de profissionais nos serviços, bem como fragilidades na oferta e no auxílio financeiro para especialização e capacitação profissional em dependência química, o que pode comprometer o cuidado ao usuário. A maioria dos profissionais referiu trabalhar na lógica da reabilitação psicossocial, porém o trabalho quase não é abordado durante as intervenções, apontando para fragilidades da prática integral e total da reabilitação psicossocial. Evidenciou-se o impacto das comorbidades psiquiátricas e do estigma social sobre os dependentes em todos os contextos de vida, ocasionando prejuízos principalmente nos contextos sociofamiliar e laboral. Os resultados poderão contribuir para reflexões sobre a necessidade de intervenções terapêuticas que abordem o trabalho, suas implicações e possibilidades, considerando esse como essencial no processo de inclusão social.

Palabras clave : Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Reabilitação profissional; Trabalho; Serviços de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )