SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Aspectos emocionais das mães de pré-termo nascidos de muito baixo peso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SANTANA, Gabriela; FREIRE, Teresa  e  FERREIRA, Gabriela. O jogo Bem-Me-Quero na intervenção psicológica breve em contexto hospitalar pediátrico. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.1-15.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240101.

A hospitalização tende a afetar o desenvolvimento normativo das crianças e adolescentes, influenciando os seus níveis de bem-estar. Contudo, o “brincar” permite reduzir emoções e sentimentos negativos e restaurar a descontinuidade provocada nas suas vidas. Assim, desenvolveu-se uma intervenção breve em grupo, na forma de jogo de tabuleiro, visando promover uma experiência de hospitalização positiva. Deste modo, pretende-se: i) apresentar o jogo e ii) conhecer a experiência de hospitalização e a relação com o jogo. O jogo foi aplicado num único momento a 11 participantes (entre 10 e 17 anos), em internamento na pediatria de dois hospitais públicos. O jogo parece estar associado a um aumento da perceção positiva e a uma diminuição da perceção negativa da experiência de internamento. Este estudo piloto revela que a intervenção breve parece responder ao seu objetivo principal de promover uma experiência de hospitalização positiva, confirmando ainda, a importância da utilização de ferramentas lúdicas como intervenções significativas no contexto hospitalar.

Palavras-chave : Bem-estar; Crianças; Adolescentes; Desenvolvimento positivo; Hospitalização; Intervenção breve.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )