SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Estratégias de enfrentamento de mães de crianças com doenças crônicas durante internaçãoQuais são os fatores preditores do esgotamento nos pais? Uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PELOGGIA, Thaís; CARDERELLI, Ludmila  e  BENINCASA, Miria. Violência obstétrica: revisão sistemática internacional. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.41-56.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240104.

Este artigo visou uma revisão sistemática internacional acerca de violência obstétrica (VO), através do método PRISMA. Ao todo, 25 artigos foram incluídos na revisão, sendo 20 oriundos de países subdesenvolvidos. Constatou-se que a VO é comum em todo o mundo, havendo diferenças conceituais de acordo com o contexto social, cultural e econômico de onde ocorre. Se apresenta através de privações básicas como acesso a condições mínimas de saúde, como também pelo desrespeito às parturientes e puérperas através da negação de direitos como acompanhante no parto, experiência de parto positiva e uma assistência baseada em evidências e livre de violência. Está diretamente ligada às questões de poder, constituindo-se parte da violência estrutural contra a mulher, impregnada das questões de gênero. Desta maneira, somente intervenções complexas que contemplassem aspectos legais, de formação profissional em saúde, além de educação para a saúde e o próprio Estado, seriam capazes de contribuir para a diminuição desta prática.

Palavras-chave : Violência obstétrica; Violência contra a mulher; Parto; Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )