SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Regulação emocional e distress durante o isolamento social da COVID-19 no BrasilSintomatologia depressiva e motivos para viver em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ALMEIDA, Maria et al. Impactos da COVID-19 na saúde mental entre universitários da saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.80-92.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240107.

O objetivo deste estudo foi investigar os impactos da COVID-19 na saúde mental entre estudantes universitários de Ciências da Saúde. Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, cuja amostra foi constituída por 618 estudantes universitários da área da saúde. Os sintomas depressivos foram avaliados por meio do Patient Health Questionnaire 9 (PHQ-9). A prevalência dos sintomas depressivos foi estimada e a relação entre sintomas depressivos severos e fatores associados foi obtida por meio de análise multivariada da Regressão de Poisson. A prevalência da sintomatologia depressiva, seja ela leve, moderada ou severa, foi de 87,2% entre os estudantes, enquanto a prevalência de sintomas depressivos severos foi de 18,8%. Os fatores que se associaram de forma significativa aos sintomas depressivos severos foram a dependência de internet moderada a grave (RP = 3,60), a autopercepção de saúde regular/ruim (RP = 3,15), o sexo feminino (RP = 2,11), orientação sexual (RP = 2,02), diminuição da renda familiar durante a Pandemia da COVID-19 (RP = 1,87) e presença de alguma doença crônica (RP = 1,77). A avaliação da prevalência de sintomas depressivos entre os estudantes de Ciências da Saúde foi elevada e, considerando o potencial comprometimento de saúde subjacente, políticas institucionais devem ser delineadas, visando promover e proteger a saúde mental dessa população, assim como mitigar os efeitos negativos diretos e indiretos causados pela COVID-19.

Palavras-chave : Depressão; Estudantes de ciências da saúde; COVID-19; Saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )