SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Relação entre autoestima e saúde mental de estudantes universitários: estudo transversalAplicativo móvel bebômetro para controle e registro do consumo de bebidas alcoólicas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MACHADO, Gelsimar; MARTINS, Raul  e  ROMERA, Liana. Prevenção ao abuso de drogas com escolares a partir das habilidades sociais. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.115-125.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240110.

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre um programa de prevenção ao abuso de álcool e outras drogas com base nas habilidades sociais com o público adolescente. As habilidades sociais são diferentes classes de comportamento que o indivíduo possui para lidar com as situações interpessoais. A pesquisa teve como objetivo geral identificar índices de uso de álcool e outras drogas e sua relação com habilidades sociais entre adolescentes de uma escola do interior do estado do Espírito Santo, bem como implementar e avaliar um programa de prevenção ao abuso dessas substâncias a partir do Treinamento de Habilidades Sociais. Foram utilizados dois instrumentos: o Teste de Identificação de Distúrbios do Uso de Álcool (AUDIT), aplicado antes e depois da realização do programa de prevenção, seguido do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette). Os dados apontaram que pode haver relação entre o maior repertório de habilidades sociais com o menor consumo de álcool, assim como o seu inverso, ainda que seja necessário considerar que essa relação não ocorre de forma simples. Nos resultados do pós-teste (AUDIT), houve redução no consumo de álcool dos participantes, especialmente se comparado a avaliação inicial. Conclui-se que a estratégia das habilidades sociais possibilita alcançar resultados significativos acerca da prevenção ao uso abuso de drogas, especialmente quando as ações ultrapassam metodologias tradicionais com eficácia reduzida e utilizam-se de metodologias participativas.

Palavras-chave : Prevenção ao Abuso de Drogas; Habilidades Sociais; Adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )