SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Bibliometric analysis of Burnout in healthcare workersArtificial neural networks and satisfaction for compassion in health professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

OLIVEIRA, Natália de; SILVA JUNIOR, Osvaldo da; MORAIS, Ana  and  VENDITTI JUNIOR, Rubens. Saúde mental dos profissionais da saúde mental: um estudo exploratório. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.176-188.  Epub June 30, 2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240115.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são constituídos por uma equipe multiprofissional que realiza atendimento às pessoas com sofrimento ou transtornos mentais severos e persistentes. A atuação profissional nestes CAPS demanda tensão e alto grau complexidade. Assim, faz-se necessário desenvolver ações de identificação, promoção e prevenção, relacionadas ao cuidado com a saúde mental desses trabalhadores. O objetivo deste estudo foi identificar e descrever o estilo de vida e a saúde mental dos trabalhadores dos CAPS I e II da região norte do estado do Tocantins (Brasil). Trata-se de um estudo observacional transversal exploratório e descritivo. A pesquisa envolveu a aplicação de um questionário sociodemográfico, do Estilo de Vida FANTASTICO, e do Self-Reporting Questionnaire. Apenas 6 dos 15 CAPS se disponibilizaram a participar da pesquisa. Eles contavam com 91 funcionários, mas apenas 47 (51,6%) consentiram participação. A maioria era mulher (74,5%), possuía ensino superior completo (68,1%), média de idade de 40,3 ± 9,9 anos e trabalhava em média há 5,8 anos no CAPS. O escore médio obtido no instrumento FANTASTICO foi de 59,5 ± 9,3 (de 100 pontos possíveis), o que classifica o estilo de vida, em média, como “bom”. Em relação ao SRQ-20, 12,8% dos profissionais foram considerados em sofrimento mental. O escore do instrumento FANTASTICO esteve fraca mas significantemente associado ao escore do SRQ-20 (r= -0,28, p= 0,05). Apesar de terem bom estilo de vida, a prevalência de transtornos mentais comuns verificada entre estes trabalhadores investigados foi ligeiramente superior à encontrada na literatura atual entre trabalhadores da saúde.

Keywords : Saúde mental; Angústia psicológica; Satisfação no trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )