SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Análise bibliométrica do conceito de “Burnout” em profissionais de saúdeRedes neurais artificiais e satisfação por compaixão em profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

OLIVEIRA, Natália de; SILVA JUNIOR, Osvaldo da; MORAIS, Ana  e  VENDITTI JUNIOR, Rubens. Saúde mental dos profissionais da saúde mental: um estudo exploratório. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.176-188.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240115.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são constituídos por uma equipe multiprofissional que realiza atendimento às pessoas com sofrimento ou transtornos mentais severos e persistentes. A atuação profissional nestes CAPS demanda tensão e alto grau complexidade. Assim, faz-se necessário desenvolver ações de identificação, promoção e prevenção, relacionadas ao cuidado com a saúde mental desses trabalhadores. O objetivo deste estudo foi identificar e descrever o estilo de vida e a saúde mental dos trabalhadores dos CAPS I e II da região norte do estado do Tocantins (Brasil). Trata-se de um estudo observacional transversal exploratório e descritivo. A pesquisa envolveu a aplicação de um questionário sociodemográfico, do Estilo de Vida FANTASTICO, e do Self-Reporting Questionnaire. Apenas 6 dos 15 CAPS se disponibilizaram a participar da pesquisa. Eles contavam com 91 funcionários, mas apenas 47 (51,6%) consentiram participação. A maioria era mulher (74,5%), possuía ensino superior completo (68,1%), média de idade de 40,3 ± 9,9 anos e trabalhava em média há 5,8 anos no CAPS. O escore médio obtido no instrumento FANTASTICO foi de 59,5 ± 9,3 (de 100 pontos possíveis), o que classifica o estilo de vida, em média, como “bom”. Em relação ao SRQ-20, 12,8% dos profissionais foram considerados em sofrimento mental. O escore do instrumento FANTASTICO esteve fraca mas significantemente associado ao escore do SRQ-20 (r= -0,28, p= 0,05). Apesar de terem bom estilo de vida, a prevalência de transtornos mentais comuns verificada entre estes trabalhadores investigados foi ligeiramente superior à encontrada na literatura atual entre trabalhadores da saúde.

Palavras-chave : Saúde mental; Angústia psicológica; Satisfação no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )