SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Saúde mental dos profissionais da saúde mental: um estudo exploratórioO estilo de vida e suas repercussões na qualidade de vida profissional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

TORRES, Jaqueline et al. Redes neurais artificiais e satisfação por compaixão em profissionais de saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.189-198.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240116.

Este estudo objetiva construir um modelo de predição à satisfação por compaixão entre os profissionais de saúde que atendem pacientes críticos e crônicos, por meio da criação de uma rede neural artificial. A rede neural resultante possui sete camadas com 12 neurônios na camada de entrada, representados por características sociodemográficas; 20, 10, 10, 5 e 4 neurônios nas camadas intermediárias; e 1 neurônio na camada de saída representando a “Satisfação por Compaixão”. Foi utilizada a função logística como função de transferência dos neurônios das 5 primeiras camadas, onde a ativação da última camada foi linear. Adotou-se o Algoritmo Genético de Classificação Não Dominante, em sua segunda versão. As simulações foram realizadas com o software MATLAB® versão R2017a. O melhor resultado foi apresentado pela inclusão de 12 variáveis, com acurácia final de 94,5%. A rede neural artificial construída é uma ferramenta inovadora para o estudo da qualidade de vida profissional.

Palavras-chave : Inteligência artificial; Fadiga por compaixão; Qualidade de vida; Saúde do trabalhador; Satisfação no emprego.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )