SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Redes neurais artificiais e satisfação por compaixão em profissionais de saúdeResidência multiprofissional em saúde: impacto na qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

OLIVEIRA, Manuele et al. O estilo de vida e suas repercussões na qualidade de vida profissional. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.199-210.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240117.

O Estilo de vida é definido como um padrão de comportamento modificável e relaciona-se com a escolha de atitudes, valores e comportamentos, dentre outras características, sofrendo influência direta dos aspectos ocupacionais, nesse sentido, fatores relacionados às condições do trabalho e/ou relação com o paciente impactam nas dimensões físicas, emocionais ou sociais, afetando a Qualidade de Vida Profissional, sendo este constructo integrado pela Satisfação por Compaixão e a Fadiga por Compaixão. Esse estudo objetivou avaliar o estilo de vida e sua relação com a qualidade de vida profissional entre profissionais de saúde que atuam em serviços hospitalares de atendimento a pacientes críticos e crônicos que compõem a macrorregião de saúde do norte de Minas Gerais - Brasil. Trata-se de um estudo transversal e analítico com 490 profissionais de saúde atuantes em serviços hospitalares que atendiam a pacientes crítico e crônicos. Foram aplicados os instrumentos Estilo de Vida Fantástico (EVF) e o Professional Quality os Life em sua quinta versão (ProQoL 5). Foi conduzida análise descritiva e análise bivariada por meio do teste quiquadrado de Person. A qualidade de vida profissional entre os profissionais demonstrou ser afetada pelo estilo de vida. O estilo de vida satisfatório apresenta-se como um fator protetor contra o adoecimento ocupacional, capaz de prevenir o estresse ocupacional e elevar a satisfação em assistir ao paciente.

Palavras-chave : Estilo de vida; Qualidade de vida profissional; Profissionais de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )