SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O estilo de vida e suas repercussões na qualidade de vida profissionalEstressores ocupacionais na enfermagem: análise da literatura entre 2008 e 2019 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

VIEIRA, Adriane; MONTEIRO, Marlene  e  SPAGNOL, Carla. Residência multiprofissional em saúde: impacto na qualidade de vida. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.211-220.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240118.

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida de residentes multiprofissionais de dois hospitais públicos brasileiros, um estadual e outo federal, localizados no estado de Minas Gerais, Brasil. O delineamento da pesquisa foi descritivo e transversal, e contou com a participação de 68 residentes. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a escala de Qualidade de Vida WHOQOL-Bref. Os resultados evidenciaram que a percepção dos residentes sobre a qualidade de vida e bem-estar é negativa. O Domínio Físico obteve escores mais baixos, enquanto os demais apontaram para a positividade, especialmente o Domínio Relações Sociais. Os residentes revelam insatisfação com a capacidade de desempenhar bem suas tarefas e com a qualidade do sono, e o sentimento de que se dedicam muito ao estudo e trabalho, mas aproveitam pouco a vida. Por esses motivos sugere-se a institucionalização de programas de qualidade de vida que estimulem a pausa laboral e o autocuidado.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Residência; Multiprofissional; Hospital; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )