SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Residência multiprofissional em saúde: impacto na qualidade de vidaConscientização da hipertensão arterial sistêmica na educação básica: um relato multiprofissional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

DIAS, Jhenifer  e  CARDOSO, Hugo. Estressores ocupacionais na enfermagem: análise da literatura entre 2008 e 2019. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.221-232.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240119.

O presente estudo analisou a literatura acerca de estressores ocupacionais na área da enfermagem nas bases de dados eletrônicas PePSIC e SciELO, entre 2008 e 2019. Com base nos critérios de inclusão, 49 artigos foram analisados. Dos resultados, a maioria dos artigos foi publicada em 2016, em português, com maiores frequências nos periódicos Revista Latino-Americana de Enfermagem e Revista da Escola de Enfermagem da USP. Quanto às amostras analisadas nos estudos, a maior parte investigou os estressores em amostras pequenas, com prevalência do gênero feminino, principalmente em adultos jovens e adultos, de trabalhadores de hospitais gerais. Burnout e Qualidade de Vida no Trabalho foram os construtos mais associados aos estressores nos artigos analisados. No que se refere aos instrumentos utilizados para investigar os estressores ocupacionais, a Job Stress Scale, sua versão brasileira (Escala de Estresse no Trabalho), entrevistas e questionários não validados, foram os mais frequentes. Discussões e apontamentos para estudos futuros são feitos ao longo do artigo.

Palavras-chave : Análise da literatura; Estressores Ocupacionais; Enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )