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Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BENETTI, Idonézia  e  ROBERTI JUNIOR, João. Conscientização da hipertensão arterial sistêmica na educação básica: um relato multiprofissional. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.233-243.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240120.

Estimuladas pelo desejo de melhorar a qualidade de vida, inúmeras equipes multiprofissionais de trabalho em saúde surgiram nos últimos tempos. Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo é demonstrar como ações educativas multidisciplinares podem melhorar a integração entre a escola, a Unidade Básica de Saúde e a comunidade, com a finalidade de conscientizar os alunos sobre a importância em manter os níveis adequados de sódio na alimentação diária. Trata-se de uma pesquisa de campo, fundamentada na pesquisa-ação, resultante de experiência constituída a partir da prática multidiscplinar entre uma escola, uma Unidade Básica de Saúde e uma comunidade do bairro onde estas estão localizadas. Os resultados, indicam que a escola, professores e gestores, bem como nutricionistas e enfermeiros, ao trabalharem de maneira integrada, podem desempenhar um papel fundamental na identificação de necessidades adicionais em saúde e na possibilidade de intervenções coletivas para melhorar a qualidade de vida da população. Os benefícios da aprendizagem compartilhada vinculando educação e saúde, incluindo a aquisição de competências de trabalho da equipe, se apresentaram não somente para as equipes envolvidas como para toda a comunidade escolar.

Palavras-chave : Hipertensão; Serviço de saúde do adolescente; Comunicação interdisciplinar.

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