SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Being an informal caregiver of an elderly relative: an analysis of psychologyThe level of burden of the informal caregiver of the stroke patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

FRUET, Ana Carolina; COLOME, Juliana; SAIBT, Juliana  and  COLPO, Elisângela. Repercussões da doença de Alzheimer no cotidiano do idoso e cuidador familiar. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.279-288.  Epub June 30, 2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240124.

A Doença de Alzheimer (DA), definida como uma demência crônica e degenerativa em suas progressões clínicas, suscita em declínio cognitivo e funcional, associado ao impacto do seu diagnóstico nas avaliações de qualidade de vida dos idosos com DA e de seus cuidadores. Diante dessa perspectiva, objetivou-se analisar as principais repercussões da Doença de Alzheimer no cotidiano do idoso e de seu cuidador familiar. O estudo caracteriza-se como qualitativo com o uso da técnica de coleta de dados a partir da observação participante e entrevistas semiestruturadas. Realizado na região central do Rio Grande do Sul, Brasil, com cuidadores e idosos com Doença de Alzheimer. A coleta de dados ocorreu no período de julho de 2018 a março de 2019. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo Temática. Participaram do estudo, 27 idosos e 18 cuidadores familiares. No decurso do estudo, os resultados pontuaram questões referentes a negação perante o diagnóstico da Doença de Alzheimer, seguida de adaptações à dinâmica familiar, assim como a prevalência de sintomas neuropsiquiátricos, que afetam tanto os idosos quanto os cuidadores familiares, o que parece repercutir diretamente na qualidade de vida dos envolvidos nesse processo. Compreende-se que a Doença de Alzheimer acarreta prejuízos ao contexto familiar, oriundos da significação do diagnóstico, da complexidade do cuidado perante o processo evolutivo e, da existência de sintomas neuropsiquiátricos, comprometendo a qualidade de vida tanto do idoso acometido como de seus cuidadores familiares.

Keywords : Demência; Cuidadores; Qualidade de Vida; Relações Familiares; Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )