SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Ser cuidador informal de familiar idoso: uma análise da psicologiaAvaliação do nível de sobrecarga do cuidador informal do doente de AVC índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FRUET, Ana Carolina; COLOME, Juliana; SAIBT, Juliana  e  COLPO, Elisângela. Repercussões da doença de Alzheimer no cotidiano do idoso e cuidador familiar. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.279-288.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240124.

A Doença de Alzheimer (DA), definida como uma demência crônica e degenerativa em suas progressões clínicas, suscita em declínio cognitivo e funcional, associado ao impacto do seu diagnóstico nas avaliações de qualidade de vida dos idosos com DA e de seus cuidadores. Diante dessa perspectiva, objetivou-se analisar as principais repercussões da Doença de Alzheimer no cotidiano do idoso e de seu cuidador familiar. O estudo caracteriza-se como qualitativo com o uso da técnica de coleta de dados a partir da observação participante e entrevistas semiestruturadas. Realizado na região central do Rio Grande do Sul, Brasil, com cuidadores e idosos com Doença de Alzheimer. A coleta de dados ocorreu no período de julho de 2018 a março de 2019. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo Temática. Participaram do estudo, 27 idosos e 18 cuidadores familiares. No decurso do estudo, os resultados pontuaram questões referentes a negação perante o diagnóstico da Doença de Alzheimer, seguida de adaptações à dinâmica familiar, assim como a prevalência de sintomas neuropsiquiátricos, que afetam tanto os idosos quanto os cuidadores familiares, o que parece repercutir diretamente na qualidade de vida dos envolvidos nesse processo. Compreende-se que a Doença de Alzheimer acarreta prejuízos ao contexto familiar, oriundos da significação do diagnóstico, da complexidade do cuidado perante o processo evolutivo e, da existência de sintomas neuropsiquiátricos, comprometendo a qualidade de vida tanto do idoso acometido como de seus cuidadores familiares.

Palavras-chave : Demência; Cuidadores; Qualidade de Vida; Relações Familiares; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )