SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Repercussões da doença de Alzheimer no cotidiano do idoso e cuidador familiarReabilitação de funções executivas após acidente vascular encefálico e traumatismo cranioencefálico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

LAMEIRAS, Maria Eunice; CARVALHO, Paula  e  GAMA, Jorge. Avaliação do nível de sobrecarga do cuidador informal do doente de AVC. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.289-299.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240125.

Este estudo teve como objetivos avaliar a utilização de estratégias de coping, por parte do Cuidador Informal (CI) do doente de AVC, e relacionar os níveis de sobrecarga do CI com a utilização de estratégias de coping, nomeadamente, a prática de desporto e atividade física. Este estudo quantitativo foi constituído por uma amostra de 97 pessoas, de nacionalidade portuguesa, com uma média de idades de 51,39 anos. Do protocolo de investigação faziam parte um Questionário Sociodemográfico, o QASCI, a EBCR e a IPAQ. De um modo geral, os CI participantes na presente investigação apresentaram níveis elevados de sobrecarga, tendo sido encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os indivíduos praticantes e não praticantes de desporto e atividade física. Num período pós-pandemia, emerge a necessidade de desenvolver investigações que avaliem a sobrecarga de quem continuou a desempenhar este papel.

Palavras-chave : Sobrecarga; Cuidador informal; Coping; Desporto; Atividade física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )