SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Avaliação do nível de sobrecarga do cuidador informal do doente de AVCComprometimento cognitivo e sintomas ansiosos em pacientes com doença de Parkinson índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

KRUGER, Olívia; LEGAL, Eduardo José  e  LOPES, Fernanda. Reabilitação de funções executivas após acidente vascular encefálico e traumatismo cranioencefálico. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.300-315.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240126.

O prejuízo em habilidades cognitivas derivadas de lesões encefálicas, como Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Traumatismo Cranioencefálico (TCE), traz desafios às equipes de reabilitação, exigindo aprimoramento de estratégias de tratamento. Das habilidades cognitivas mais afetadas encontram-se as funções executivas, responsáveis pela capacidade de planejar e executar diferentes ações para uma finalidade específica. Este estudo objetivou analisar informações disponíveis na literatura entre 2008 e 2018 para descrever as principais técnicas utilizadas para a reabilitação de funções executivas em sujeitos acometidos por AVE e TCE. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura nas bases Lilacs, ScieLO, PubMed, Science Direct, PsycINFO, Ibecs e Google Acadêmico, por meio dos descritores Acidente Vascular Cerebral, Lesão Encefálica Traumática, neuropsicologia, reabilitação e função executiva, nos idiomas inglês, espanhol e português. A partir dos critérios de inclusão foram elencados para análise 23 artigos, entre estudos de delineamentos experimentais, relatos de caso e revisões de literatura. Os resultados apresentaram variadas intervenções, a maioria pautadas em abordagens compensatórias, sendo o treino de estratégias metacognitivas e a aplicação de protocolos para reabilitação cognitiva as mais frequentes. Acredita-se que a sistematização das principais estratégias utilizadas atualmente em âmbito mundial para reabilitação de funções executivas em casos de lesão encefálica adquirida apresentada nesta revisão contribuirá para oferecer maior consistência teórico-técnica aos profissionais da saúde que atuam nesta área.

Palavras-chave : Reabilitação neuropsicológica; Funções executivas; Acidente vascular encefálico; Revisão literatura; Traumatismo cranioencefálico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )