SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Comprometimento cognitivo e sintomas ansiosos em pacientes com doença de ParkinsonDepressão, ansiedade, estresse e a não adesão ao tratamento medicamentoso de hanseníase índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PRADO, Isabelly; VASCONCELOS, Dágila  e  COSTA, Maria Suely. Eficácia da psicoterapia na depressão pós-parto: revisão sistemática. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.327-338.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240128.

A depressão pós-parto possui etiologia multideterminada e que necessita de atenção e cuidado. Dentre os sintomas estão problemas relacionados ao sono, ansiedade, desânimo, humor lábil e ideias suicidas. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são importantes para diminuição das consequências que ela acarreta na vida da mulher e do bebê. Compreendendo a psicoterapia como uma das possíveis intervenções no tratamento de depressão pós-parto, a partir da análise sobre qual sua eficácia, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática sobre a psicoterapia como intervenção em casos de depressão pós-parto. A pesquisa foi realizada através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Biblioteca Virtual em Saúde, e nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online e Periódicos eletrônicos em Psicologia, por meio dos descritores “psychotherapy” AND “postpartum depression”, incluindo estudos sobre a eficácia da psicoterapia em comparação ao uso de fármacos e sobre a psicoterapia como intervenção em puérperas que apresentavam sintomas de depressão pós-parto. Foram selecionados cinco artigos: três apresentaram comparação entre os efeitos da psicoterapia e do uso dos fármacos sertralina e ocitocina na diminuição dos sintomas depressivos em puérperas; um artigo avaliou viabilidade e resultados de uma intervenção psicoterápica em um grupo de adolescentes puérperas que apresentam sintomas desse diagnóstico; por fim, um artigo que avaliou a manutenção dos efeitos de duas psicoterapias. Concluiu-se que a intervenção psicoterapêutica tem efeitos sob a diminuição dos sintomas depressivos nos casos de depressão pós-parto, independente da abordagem psicológica utilizada, mostrando-se eficaz.

Palavras-chave : Psicoterapia; Depressão pós-parto; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )