SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Eficácia da psicoterapia na depressão pós-parto: revisão sistemáticaRevisão sistemática: saúde mental de trabalhadores do manejo de resíduos sólidos urbanos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ABRITA, Ana Paula; CUNHA, Rivaldo da; HANS FILHO, Günter  e  SOUZA, Albert de. Depressão, ansiedade, estresse e a não adesão ao tratamento medicamentoso de hanseníase. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.339-350.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240129.

O presente trabalho tem como objetivo identificar preditores da adesão ao tratamento medicamentoso em pacientes com diagnóstico de hanseníase atendidos no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - EBSERH e Hospital São Julião, em Campo Grande - MS. Trata-se de um estudo do tipo transversal, de cunho descritivo e correlacional. A amostra foi composta por 68 participantes com diagnóstico de hanseníase e em fase de tratamento de poliquimioterapia. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: Entrevista Estruturada, a Depression Anxiety and Stress Scale - Short Form (DASS-21), Teste de Morisky-Green (TMG) e dados secundários provenientes de prontuários. Houve predomínio do sexo masculino (67,6%), com companheiro(a) (64,7%) e baixa escolaridade (67,6%). Já em relação à classificação operacional da hanseníase e ao grau de aderência ao tratamento medicamentoso, houve predomínio de casos multibacilares (92,6%) e um alto índice de não aderidos (47,1%). Com base nos testes de comparação e associação, os participantes classificados como não aderentes ao tratamento pelo TMG apresentaram uma média de escore significativamente superior em todos os domínios avaliados pelo DASS-21 quando comparados com os participantes considerados aderentes. Esse dado aponta para a maior gravidade de sintomas quanto à depressão, ansiedade e estresse no grupo considerado como não aderido ao tratamento pelo TMG, reforçando a necessidade de atendimento interdisciplinar nesse contexto.

Palavras-chave : Hanseníase; Adesão ao tratamento; Depressão; Ansiedade; Estresse psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )