SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Depression, anxiety, stress and non-adherence to leprosy multidrug treatmentPotentialities and weaknesses of decentralization of care for people living with HIV author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

MAGALHAES, Yasmim et al. Revisão sistemática: saúde mental de trabalhadores do manejo de resíduos sólidos urbanos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.351-363.  Epub June 30, 2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240130.

A relação entre o trabalho e a saúde mental exige uma investigação complexa e ampliada entre fatores intra e intersubjetivos, formas de organização do trabalho e a distribuição de fatores socioeconomicos que alimentam as desigualdades sociais em populações negligenciadas.Neste cenário inserem-se os trabalhadores do manejo de resíduos sólidos urbanos, que embora exerçam uma atividade importante para o desenvolvimento da sociedade estão expostos a condições de vida e de trabalho em contextos de privação que geram prejuízos à saúde e ao bem-estar do coletivo. Como proposta de investigar aspectos da saúde mental relacionadas às condições de vida e as demandas psicossociais entre trabalhadores do manejo de resíduos sólidos urbanos este estudo trata-se de uma revisão sistemática de literatura, a qual se propôs analisar estudos compreendidos entre os anos de 2009 e 2020 identificados nas bases: SCOPUS, Web of Science e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) . Os estudos evidenciam que a precarização dos vínculos de trabalho e que o objeto fim de sua atividade (lixo) promove sentimentos de menos valia e estigmas sociais que fomentam processos de sofrimento psíquico. Lesões físicas, estresse, baixa remuneração, sobrecarga de trabalho e insegurança foram fatores relacionados à sintomas psicossomáticos. Diante da escassez de material científico que observe a saúde mental deste grupo sugere-se maior aprofundamento desta temática como forma de viabilizar a aplicação de tecnologias em saúde e agendas políticas voltadas à melhoria da qualidade de vida desta população.

Keywords : Coletores de resíduos sólidos urbanos; Riscos ocupacionais; Coletores de recicláveis; Saúde Mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )