SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Depressão, ansiedade, estresse e a não adesão ao tratamento medicamentoso de hanseníasePotencialidades e fragilidades da descentralização do atendimento às pessoas vivendo com HIV índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MAGALHAES, Yasmim et al. Revisão sistemática: saúde mental de trabalhadores do manejo de resíduos sólidos urbanos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.351-363.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240130.

A relação entre o trabalho e a saúde mental exige uma investigação complexa e ampliada entre fatores intra e intersubjetivos, formas de organização do trabalho e a distribuição de fatores socioeconomicos que alimentam as desigualdades sociais em populações negligenciadas.Neste cenário inserem-se os trabalhadores do manejo de resíduos sólidos urbanos, que embora exerçam uma atividade importante para o desenvolvimento da sociedade estão expostos a condições de vida e de trabalho em contextos de privação que geram prejuízos à saúde e ao bem-estar do coletivo. Como proposta de investigar aspectos da saúde mental relacionadas às condições de vida e as demandas psicossociais entre trabalhadores do manejo de resíduos sólidos urbanos este estudo trata-se de uma revisão sistemática de literatura, a qual se propôs analisar estudos compreendidos entre os anos de 2009 e 2020 identificados nas bases: SCOPUS, Web of Science e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) . Os estudos evidenciam que a precarização dos vínculos de trabalho e que o objeto fim de sua atividade (lixo) promove sentimentos de menos valia e estigmas sociais que fomentam processos de sofrimento psíquico. Lesões físicas, estresse, baixa remuneração, sobrecarga de trabalho e insegurança foram fatores relacionados à sintomas psicossomáticos. Diante da escassez de material científico que observe a saúde mental deste grupo sugere-se maior aprofundamento desta temática como forma de viabilizar a aplicação de tecnologias em saúde e agendas políticas voltadas à melhoria da qualidade de vida desta população.

Palavras-chave : Coletores de resíduos sólidos urbanos; Riscos ocupacionais; Coletores de recicláveis; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )