SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Bem-estar espiritual e religiosidade em pessoas vivendo com HIV/AIDSO controle do stress na hipertensão: comparação entre duas modalidades de intervenção índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SANTOS, Ende et al. Mulheres em cárcere: gênero, a oração de cada dia e saúde mental. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.387-401.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240133.

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como produções científicas têm abordado as possíveis articulações entre gênero, saúde mental, religiosidade e/ou espiritualidade de mulheres em cárcere. Foi realizado um levantamento bibliográfico, entre os anos de 2007 a 2017, em plataformas eletrônicas, a sistematização dos artigos e posterior categorização em temáticas para análise. Os principais assuntos tratados nos artigos analisados foram dispostos em cinco categorias: Mulheres privadas de liberdade: Questões de gênero e efeito dominó das vulnerabilidades; A fé como potencializadora de relações interpessoais; A ordem na prisão e a fé; Associação entre religiosidade/espiritualidade a sofrimento ou transtornos mentais; O sentido da vida a partir da fé. Notou-se que os variados temas se articulam, e que a maior parte dos estudos encontrados é internacional, o que ratifica a carência de reflexões, a nível nacional, sobre a atenção integral à saúde de mulheres em situação de cárcere. Ademais percebeu-se que a fé proporcionada pelo trabalho da espiritualidade e/ ou religião tem o potencial de reduzir experiências de sofrimento que o contexto prisional promove e especialmente os danos à saúde mental. Ressalta-se, dessa forma, a importância de se pensar a promoção da saúde mental por meio de estratégias que viabilizem o principal objetivo do cárcere que é o de reabilitação social, sobretudo para o seguimento das mulheres.

Palavras-chave : Saúde mental; Espiritualidade; Religiosidade; Vulnerabilidade social; Reabilitação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )