SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O controle do stress na hipertensão: comparação entre duas modalidades de intervenção índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MEDEIROS, Sofia; PEREIRA, Jennifer  e  FONSECA, António. Perceção dos jovens sobre pessoas mais velhas: estereótipos nas relações intergeracionais. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.1, pp.413-425.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240135.

O envelhecimento é um fenómeno crescente, tanto em dimensão como em anos de vida. O presente estudo de natureza qualitativa, tem como objetivo geral entender a perceção que os jovens têm sobre as pessoas mais velhas, procurando avaliar a forma como os estereótipos interferem nas relações intergeracionais, principalmente o conceito de idadismo. A amostra é composta por 9 participantes, jovens entre os 15 e os 19 anos, e correspondeu ao critério de saturação teórica. Os principais resultados evidenciaram que, na visão dos jovens, os mais velhos são pessoas que possuem capacidades de realizar as suas tarefas e são também pessoas com experiências e sabedoria adquiridas ao longo do percurso de vida. Esta visão positiva parece ter influência devido à convivência com familiares. Constatou-se ainda que, apesar do desconhecimento do conceito de idadismo, existe um consenso entre os jovens que a separação das gerações é uma realidade presente na nossa sociedade.

Palavras-chave : População idosa; Jovens; Intergeracionalidade; Estereótipos; Idadismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )