SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Estresse, paciente cirúrgico e intervenções de enfermagem: revisão integrativa da literaturaProdução do afeto na assistência pré-natal: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ROBERTO, Francelaine; MERCES, Nen Nalú das  e  MAZZA, Verônica. Sobrecarga em cuidadores familiares no transplante de células-tronco hematopoéticas: revisão integrativa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.440-450.  Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240202.

O artigo tem como objetivo verificar a sobrecarga em cuidadores familiares de pacientes no pós-transplante de células-tronco hematopoéticas e identificar os instrumentos descritos na literatura utilizados para a sua avaliação. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com recorte temporal que abrangeu o período de 2010 a 2020, tendo a coleta de dados ocorrido no período de abril a maio de 2020, a partir das fontes de informação: PubMed, CINAHL, Scopus, BVS, SciELO e Web of Science. A amostra final foi constituída por sete artigos científicos, com base nos critérios de inclusão e exclusão. Como resultado, identificou-se que os estudos selecionados, publicados entre 2011 e 2016, no idioma inglês, eram todos originais, sendo seis descritivos e um estudo prospectivo, observacional, analítico de caso-controle. Os instrumentos utilizados foram: Shirom-Melamed Burnout Questionnaire, Caregiver Reaction Assessment, Caregiver Activities and Role Strain, Zarit Burden Interview e Burden Interview, tendo como origem os Estados Unidos, Turquia e Suécia. A sobrecarga avaliada por cada instrumento foi relacionada ao papel do cuidador, à execução da atividade de cuidar e às repercussões desta, como depressão, ansiedade e estresse. A sobrecarga evidenciada foi principalmente vinculada a sentimentos negativos, como desvalorização e ausência de apoio emocional. Concluiu-se que a relação da sobrecarga com os principais instrumentos utilizados mostra-se importante para que os profissionais que trabalham com essa população prestem melhor atendimento, não somente aos pacientes submetidos ao transplante referido, mas também aos seus cuidadores.

Palavras-chave : Cuidadores; Família; Transplante de células-tronco hematopoéticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )