SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Sobrecarga em cuidadores familiares no transplante de células-tronco hematopoéticas: revisão integrativaFatores relacionados à ansiedade e depressão em pacientes com doença inflamatória intestinal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MORAIS, Kamila; PINTO, Antonio  e  CLEMENTE, Mykaelly. Produção do afeto na assistência pré-natal: uma revisão integrativa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.451-461.  Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240203.

A assistência pré-natal na Estratégia Saúde da Família (ESF) implementa diversas práticas assistenciais de proteção e promoção de saúde, com aproximação entre usuários e equipe. Objetiva-se mapear produção científica sobre as tecnologias utilizadas na assistência pré-natal que favorecem a autonomia, corresponsabilização, vínculo e a produção de afeto entre profissionais e usuários da ESF. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa do tipo revisão integrativa da literatura. As bases de dados utilizadas foram: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health (PubMed), ScienceDirect e Cochrane. Evidenciaram-se tecnologias que promovem a autonomia, corresponsabilização, vínculo e produção de afeto entre profissionais e usuários da ESF; envolvimento da figura paterna no cuidado pré-natal; criação de grupos educativos de gestantes; construção e aplicação de protocolos assistenciais; facilidade no acesso e no acolhimento do processo de cuidar pré-natal; e uso de exames de triagem neonatal e de aplicativos de mídia informativo para nortear a tomada de decisão inerente ao ciclo gravídico puerperal. Concluiu-se que o uso da tecnologia afetiva através das suas diferentes vertentes é umas das principais medidas para a promoção da qualidade da assistência pré-natal, trazendo maior envolvimento das mulheres no cuidado perinatal, refletindo assim diretamente na melhor adesão a assistência, vínculo, autonomia, confiança, envolvimento e produção do afeto entre profissionais e usuários da ESF.

Palavras-chave : Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Tecnologias Leves; Assistência Pré-Natal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )