SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Produção do afeto na assistência pré-natal: uma revisão integrativaVulnerabilidades de pessoas em situação de rua durante a pandemia: uma revisão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SANTOS, Carlos Henrique dos et al. Fatores relacionados à ansiedade e depressão em pacientes com doença inflamatória intestinal. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.462-474.  Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240204.

A doença de Crohn e a colite ulcerativa são Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) caracterizadas por períodos de atividade e remissão, às vezes com grande comprometimento funcional e, portanto, podem estar associadas a sintomas psicológicos e estigmatização dos pacientes. O objetivo deste estudo foi identificar os principais fatores associados à ansiedade e depressão em pacientes com DII. O aspecto psicológico foi analisado por meio de dois questionários validados globalmente - o Patient Health Questionnaire (PHQ-9) e o General Anxiety Disorder (GAD-7) - além de um questionário sociodemográfico, aplicado em três grupos, cada um composto por 100 indivíduos, o primeiro para pacientes ambulatoriais com diagnóstico de DII, o segundo para pacientes ambulatoriais sem diagnóstico de DII e o terceiro para indivíduos saudáveis. Os pacientes com DII apresentaram maior frequência de indicadores positivos para ansiedade (55%) e depressão (42%) em comparação com os outros grupos (p<0,05). Além disso, os indivíduos do grupo com DII também apresentaram graus mais intensos de ansiedade e depressão do que os demais grupos (p<0,05). Os principais fatores relacionados à maior prevalência de ansiedade e depressão foram menor frequência de trabalho estável, maior frequência da classe social E, além de autopercepção de não ser saudável (p<0,05). Aqueles que foram diagnosticados com DII com menos de dois anos de sintomas apresentaram menos depressão e a maioria dos que tem ansiedade e depressão não usa ansiolíticos e antidepressivos.

Palavras-chave : Doença de Crohn; Colite ulcerosa; Depressão; Ansiedade; Prevalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )