SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Vortioxetina no défice cognitivo ligeiro: revisão de literaturaIndicador de risco psicológico em oncologia: desenvolvimento e evidências de validade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CARVALHO, Maura  e  HAYASIDA, Nazaré. Depressão pós-parto em mães de prematuros: uma revisão integrativa da literatura. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.498-510.  Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240207.

O estudo objetivou analisar produções científicas nacionais e internacionais sobre a depressão pós-parto (DPP) em mães de bebês prematuros e identificar repercussões psicológicas desse processo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da busca por publicações científicas indexadas nas bases PUBMED, SCIELO, PePSIC, BVS-Psi e LILACS. Nas buscas, foram utilizados os seguintes descritores em inglês: mothers, depression, neonatal intensive care units e em português: mães, depressão e unidade de terapia intensiva neonatal. Ao final, 19 publicações atenderam aos critérios de inclusão, sendo selecionados. Diante dos achados, percebeu-se que as mães que enfrentam a experiência da prematuridade possuem riscos de desenvolverem DPP e outras variáveis associadas como ansiedade e estresse. Este estudo refletiu sobre a necessidade de apoio integral às mães com filhos em Unidade Neonatal (UN) visando minimizar as sequelas desse processo. Apesar de progressos nessa área, a equipe de saúde enfrenta desafios no diagnóstico precoce da DPP, nessa população.

Palavras-chave : Depressão pós-parto; Mães; Unidade de terapia intensiva neonatal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )