SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Evidências psicométricas do QASCI-VR em cuidadores de pessoas com deficiência intelectualAvaliação de autocompaixão e aspectos emocionais em universitários da área da saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SCORTEGAGNA, Helenice et al. Intervenções em idosos com baixa alfabetização em saúde: revisão e meta-análise. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.599-619.  Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240215.

Com o objetivo de identificar, sintetizar e avaliar a evidência disponível sobre os interesses e os efeitos das intervenções desenvolvidas por profissionais da saúde para idosos com baixa alfabetização em saúde realizou-se uma revisão sistemática e metanálise de estudos clínicos randomizados. De abril de 2017 até abril de 2020 foram encontradas citações nas bases de dados. Para avaliação de qualidade dos artigos utilizou-se o Manual Cochrane de revisões sistemáticas de intervenções. Vinte e dois estudos foram incluídos na revisão. A meta-análise foi realizada com apenas cinco estudos devido ao fato de que as intervenções eram pouco semelhantes e os estudos apresentaram desfechos variados. As meta-análises não mostraram resultado significativo para o desfecho glicemia e hipertensão, indicando que a intervenção para a alfabetização em saúde não tenha dado resultado para a população diabética e hipertensa. No entanto, a partir de efeitos positivos observados para cada tipo de intervenção aplicada, que resultou em resultados significativos para apenas algum dos desfechos, e na melhora de escores intragrupo, avaliou-se que as intervenções aplicadas tiveram boa aceitabilidade pelos idosos com habilidades limitadas de alfabetização em saúde, não sendo possível, contudo, concluir qual estratégia de intervenção teve efeito positivo significativo na melhora dos resultados de saúde destes idosos. Identificou-se a necessidade de novos estudos clínico randomizados, de alta qualidade e com maior rigor metodológico nas avaliações de resultados, no sentido de esclarecer o potencial benefício das intervenções nessa população.

Palavras-chave : Envelhecimento; Letramento em saúde; Profissionais da saúde; Ensaio clínico controlado randomizado.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )