SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Intervenções em idosos com baixa alfabetização em saúde: revisão e meta-análiseImpacto psicológico COVID-19: efeito mediação-moderada do suporte social e da flexibilidade psicológica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BALLEJOS, Kellen; REPPOLD, Caroline; CALVETTI, Prisla  e  OLIVEIRA, Mônica de. Avaliação de autocompaixão e aspectos emocionais em universitários da área da saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.620-631.  Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240216.

Devido as adaptações necessárias após o ingresso ao curso superior, os universitários geralmente deparam-se com alguns sintomas de ansiedade, depressão e estresse, que podem ser minimizados através da autocompaixão. O presente estudo objetivou avaliar esses sintomas em universitários da área da saúde, relacionando-os com o índice de autocompaixão. Foi realizado um estudo transversal de abordagem quantitativa após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Para a coleta de dados foi utilizada a plataforma REDCap com instrumentos validados (DASS-21 e Escala de Autocompaixão) e questões sociodemográficas, contando com a participação de 121 universitários da área da saúde de uma universidade pública. Predominaram participantes do sexo feminino (67,7%), residentes da região metropolitana (95,8%) e com histórico de acompanhamento psicológico (57,8%). Foi observado que à medida que aumentam os níveis de estresse, ansiedade e depressão, também diminuem os índices de autocompaixão. Este estudo contribui para uma melhor compreensão da relação destes constructos.

Palavras-chave : Universidades; saúde mental; compaixão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )