SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Self-compassion assessment and emotional aspects in university students in the healthAge and nutritional state are associated with intuitive eating in diabetes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

RIBEIRO, Sofia et al. Impacto psicológico COVID-19: efeito mediação-moderada do suporte social e da flexibilidade psicológica. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.632-643.  Epub Oct 31, 2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240217.

Com o aparecimento da COVID-19 as pessoas tiveram que lidar e se adaptar à nova realidade tal como aos seus impactos a nível psicológico, em particular o stress. O suporte social percebido e a flexibilidade psicológica são componentes que podem influenciar positivamente o stress provocado pelo contexto da pandemia. Esta investigação foi realizada com uma subamostra portuguesa do estudo COVID-IMPACT (Gloster et al., 2020). Recorreu-se a um Questionário sociodemográfico, e às medidas Inventário Breve de Saúde Mental, Escala de Stress Percebido, Escala de Suporte Social de Oslo e Medida de Flexibilidade Psicológica (Psyflex). Os resultados indicam que o stress percebido se relaciona com a saúde mental, e o suporte social percebido e a flexibilidade psicológica apresentam uma boa capacidade preditiva sobre o mesmo. O suporte social percebido modera a relação entre stress percebido e saúde mental, e a flexibilidade psicológica medeia a relação entre stress percebido e saúde mental. A realização deste estudo permitiu aprofundar o conhecimento do contexto pandémico, assim como a relação existente entre as variáveis saúde mental, stress percebido, suporte social percebido e flexibilidade psicológica, e do efeito moderador do suporte social percebido e mediador da flexibilidade psicológica, na relação entre o stress percebido e a saúde mental. Estes resultados podem ser úteis para o aumento e enriquecimento da literatura da temática COVID-19, da associação das variáveis em estudo e do conhecimento científico.

Keywords : COVID-19; Saúde mental; Stress percebido; Suporte social percebido; Flexibilidade psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )