SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Avaliação de autocompaixão e aspectos emocionais em universitários da área da saúdeIdade e estado nutricional estão associados ao comer intuitivo no diabetes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

RIBEIRO, Sofia et al. Impacto psicológico COVID-19: efeito mediação-moderada do suporte social e da flexibilidade psicológica. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.632-643.  Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240217.

Com o aparecimento da COVID-19 as pessoas tiveram que lidar e se adaptar à nova realidade tal como aos seus impactos a nível psicológico, em particular o stress. O suporte social percebido e a flexibilidade psicológica são componentes que podem influenciar positivamente o stress provocado pelo contexto da pandemia. Esta investigação foi realizada com uma subamostra portuguesa do estudo COVID-IMPACT (Gloster et al., 2020). Recorreu-se a um Questionário sociodemográfico, e às medidas Inventário Breve de Saúde Mental, Escala de Stress Percebido, Escala de Suporte Social de Oslo e Medida de Flexibilidade Psicológica (Psyflex). Os resultados indicam que o stress percebido se relaciona com a saúde mental, e o suporte social percebido e a flexibilidade psicológica apresentam uma boa capacidade preditiva sobre o mesmo. O suporte social percebido modera a relação entre stress percebido e saúde mental, e a flexibilidade psicológica medeia a relação entre stress percebido e saúde mental. A realização deste estudo permitiu aprofundar o conhecimento do contexto pandémico, assim como a relação existente entre as variáveis saúde mental, stress percebido, suporte social percebido e flexibilidade psicológica, e do efeito moderador do suporte social percebido e mediador da flexibilidade psicológica, na relação entre o stress percebido e a saúde mental. Estes resultados podem ser úteis para o aumento e enriquecimento da literatura da temática COVID-19, da associação das variáveis em estudo e do conhecimento científico.

Palavras-chave : COVID-19; Saúde mental; Stress percebido; Suporte social percebido; Flexibilidade psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )