SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Age and nutritional state are associated with intuitive eating in diabetesFactors associated with burnout in higher education teachers in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ANDRADE, Luis de; SILVEIRA, Mariana da; MELO, Jose de  and  COLARES, Viviane. Apelidação na adolescência: uma revisão de escopo. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.657-669.  Epub Oct 31, 2023. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/23psd240219.

Foram analisadas as características dos estudos na literatura científica que abordam o tema “Apelidação na adolescência”. A metodologia envolveu a realização de uma revisão de escopo, que seguiu as diretrizes do PRISMA-ScR (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyse - Extension for Scoping Reviews). De 297 trabalhos encontrados, 23 compuseram a seleção final. Poucos foram os estudos cujos objetivos envolviam o termo “apelido”, sinônimos ou derivados. Constatou-se que a tendência das publicações tem sido abordar a temática da apelidação em sua dimensão pejorativa, dentro do bullying e/ou enquanto xingamento, e especificamente associada a questões de gênero e orientação sexual. Quase todos os estudos (21) foram realizados no contexto escolar. Além disto, observou-se uma predominância de estudos de abordagem quantitativa e de delineamento transversal. Diante da escassez da literatura e da influência que o fenômeno da apelidação pode exercer nas relações sociais e na construção identitária do adolescente, considera-se fundamental que sejam realizadas mais pesquisas a respeito da temática, sem que os apelidos sejam limitados à forma pejorativa. Destaca-se, além disso, a importância de serem realizados estudos com outros tipos de desenhos, de modo que possa ser dada abertura para os adolescentes adentrarem em aspectos mais subjetivos a respeito do tema.

Keywords : Adolescente; Apelidos; Xingamento; Escolas; Ciências sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )